INGRESSO EAD
- Formas de ingresso: Cópia do Diploma do curso de graduação e Histórico escolar
- Investimento: 12 parcelas de R$237,00
- Inscrições abertas
- Taxa de Inscrição: Isenta
- Início das Aulas: Após efetivação da matrícula
SOBRE O CURSO:
A Especialização em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional forma
especialistas que compreendem as aproximações e os distanciamentos entre os conceitos de
alfabetização e letramento e que defendem o processo educativo de alfabetizar letrando. Os
egressos do curso são profissionais aptos a atuar nos processos de alfabetização e letramento que
envolvam crianças, jovens ou adultos.
Objetivo Geral
Especializar professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental para o
processo de alfabetização e letramento, destacando a importância da função social da leitura e da
escrita para crianças, jovens e adultos. Apresentar, por meio de ferramentas teóricas e práticas, dois
conceitos distintos que devem ser articulados em uma metodologia que alfabetize letrando.
Objetivos Específicos
Duração:
Mínimo 12 meses e Máximo 18 meses, a contar da data de Matrícula que poderá ser feita a qualquer mês do ano.
Curso Totalmente em EAD com aulas apenas Off-line.
Curso 100% Online
Esse curso é de 400h organizado de maneira diferenciada.
Possui 4 Eixos, cada um com 3 disciplinas de 30h totalizando 90h por eixo. Cada eixo está organizado do seguinte modo:
Ao concluir o eixo o aluno receberá uma certificação do eixo, que poderá inclusive ser utilizada para uma segunda graduação, caso deseje e a grade comporte.
A cada 6 meses haverá Eventos ON-LINE, não obrigatórios, é um plus para nossos alunos que terão contato com especialistas renomados falando sobre a Pós-graduação e temas aplicados aos dias
atuais. São oito eventos oferecidos ao longo de dois dias, quatro eventos em cada dia. O Aluno poderá se inscrever no evento que desejar gratuitamente e receberá certificação especial para cada
evento que participar.
Eixos | Disciplinas | CH |
---|---|---|
Módulo Introdutório | 40 h/a | |
Eixo 1 – Desenvolvimento e aprendizagem | A Infância e o desenvolvimento biopsicossocial |
30 h/a |
Teorias da Aprendizagem |
30 h/a | |
Infância e Ludicidade |
30 h/a | |
Eixo 2 – Função social da leitura e da escrita | A abordagem Histórica da Alfabetização |
30 h/a |
Leitura do Mundo e Leitura da Palavra |
30 h/a | |
Educação de Jovens e Adultos |
30 h/a | |
Eixo 3 – A psicogênese da língua escrita |
Psicogênese da Aquisição da Escrita |
30 h/a |
A Literatura Infantil e a Formação do Leitor |
30 h/a |
|
A Avaliação como parte do Processo Alfabetizador |
30 h/a |
|
Eixo 4 – A prática docente no processo de alfabetização | A Formação do Professor Alfabetizador | 30 h/a |
O Ambiente Alfabetizador |
30 h/a |
|
O Processo de Alfabetização e a Base Nacional Comum Curricular |
30 h/a |
|
Total | 400 h/a |