Especialização em Ciências da Educação - T1

Image

SOBRE O CURSO:
O Especialista em Ciências da Educação é um profissional que terá subsídios para qualificar as suas ações educativas ou contribuir para a qualificação de outros profissionais (no caso de coordenadores e gestores escolares), decorrentes dos saberes pedagógicos, sociológicos, filosóficos e psicológicos abordados durante o percurso de aprendizagens.


Objetivo Geral
O curso de pós-graduação em ciências da educação visa à qualificação dos profissionais que atuam na educação formal e não formal, em diferentes espaços educativos. Busca-se contribuir para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao exercício profissional, bem como para a formação de um profissional ético, crítico, reflexivo, ciente do papel social da educação e comprometido com a aprendizagem de todos os seus educandos.


Objetivos Específicos

  • Identificar as características das teorias pedagógicas e reconhecer a importante contribuição dos teóricos da pedagogia para o desenvolvimento do pensamento pedagógico moderno;
  • Identificar os documentos legais que embasam a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, bem como suas práticas pedagógicas;
  • Refletir sobre a importância da formação, sobre o perfil do pedagogo, seu papel nos processos de ensino e aprendizagem e seus desafios no contexto educacional atual;
  • Reconhecer a importância da Base Nacional Comum Curricular para a formação do pedagogo e para a organização curricular;
  • Reconhecer a importância da didática na formação de professores como elemento promotor da qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem;
  • dentificar os espaços (formais e não formais), níveis e espaços da educação dos profissionais em Pedagogia;
  • Analisar o percurso histórico, as funções, as principais características, as metodologias utilizadas e os principais pensadores da sociologia;
  • Contrastar as noções históricas clássicas da sociologia e sua transição para a sociologia da educação;
  • Identificar a importância da sociologia da educação e do pensamento crítico para o exercício da profissão docente;
  • Reconhecer as marcas determinadas pela multiplicidade, pelas diferenças e pela heterogeneidade culturais presentes na escola, nos currículos, nas práticas avaliativas e no exercício da docência;
  • Refletir sobre o papel social da escola no enfrentamento dos problemas sociais e na promoção da cidadania;
  • Refletir sobre a importância da parceria família-escola-comunidade;
  • Reconhecer as características do pensamento filosófico, seus processos de construção, seus principais pensadores e suas relações com o cotidiano das pessoas;
  • Descrever as contribuições das teorias filosóficas contemporâneas para a formação da sociedade atual;
  • Analisar o papel da filosofia da educação para a formação de professores, para suas ações pedagógicas e para a compreensão do cenário da educação brasileira atual;
  • Caracterizar a psicologia da educação, identificar seus principais teóricos e reconhecer a sua importância para a compreensão dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais nos percursos de desenvolvimento e aprendizagem;
  • Conhecer as principais teorias da aprendizagem e suas implicações para as práticas educativas;
  • Definir os principais objetivos, métodos e aportes teóricos da psicologia do desenvolvimento;
  • Relacionar a importância da escola no desenvolvimento dos aspectos físicos, emocionais e cognitivos da criança;
  • Refletir sobre questões da escola contemporânea: relações interpessoais (professor-aluno, aluno-aluno), convivência harmônica, indisciplina e violência na escola.

  • Duração:
    Mínimo 6 meses e Máximo 12 meses, a contar da data de Matrícula que poderá ser feita a qualquer mês do ano.
    Curso Totalmente em EAD com aulas apenas Off-line.

    Esse curso possui vestibular

    Grátis

    Curso 100% Online

    Esse curso é de 400h organizado de maneira diferenciada.


  • 01 Módulo (40h) introdutório que ajudará o aluno a se organizar para os seus estudos e obter o maior aproveitamento possível do curso.

  • Possui 4 Eixos, cada um com 3 disciplinas de 30h totalizando 90h por eixo. Cada eixo está organizado do seguinte modo:


  • Disciplina 1 – Além dos conteúdos próprios dessa disciplina teremos uma ENTREVISTA com uma pessoa especialista no assunto.
  • Disciplina 2 – Além dos conteúdos próprios da disciplina teremos uma VÍDEO AULA especial sobre o assunto.
  • Disciplina 3 – Além dos conteúdos próprios da disciplina teremos um ESTUDO DE CASO sobre o assunto.

  • Ao concluir o eixo o aluno receberá uma certificação do eixo, que poderá inclusive ser utilizada para uma segunda graduação, caso deseje e a grade comporte.
    A cada 6 meses haverá Eventos ON-LINE, não obrigatórios, é um plus para nossos alunos que terão contato com especialistas renomados falando sobre a Pós-graduação e temas aplicados aos dias atuais. São oito eventos oferecidos ao longo de dois dias, quatro eventos em cada dia. O Aluno poderá se inscrever no evento que desejar gratuitamente e receberá certificação especial para cada evento que participar.



    INGRESSO EAD



    • Formas de ingresso: Cópia do Diploma do curso de graduação e Histórico escolar
    •  Investimento: 12 parcelas de R$237,00
    • Inscrições a partir de 31/01/2022
    • Taxa de Inscrição: Isenta
    • Início das Aulas: A partir de fevereiro

    Grade Curricular


    Eixos Disciplinas CH
    Módulo Introdutório 40 h/a
    Eixo 1 – Pedagogia Pensamento Pedagógico
    30 h/a
    A Formação do Pedagogo
    30 h/a
    Áreas de Atuação do Pedagogo
    30 h/a
    Eixo 2 – Sociologia da Educação Objeto de Estudo da Sociologia da Educação
    30 h/a
    Sociologia da Educação e suas Implicações para a Educação
    30 h/a
    Sociologia e Questões da Escola Contemporânea
    30 h/a
    Eixo 3 – Filosofia da Educação
    Objeto de Estudo da Filosofia
    30 h/a
    Filosofia, Educação, Formação Docente e Desafios da Escola
    30 h/a
    Conhecimento Filosófico e Questões que permeiam o Cotidiano Escolar
    30 h/a
    Eixo 4 – Psicologia da Educação e do DesenvolvimentoObjeto de Estudo da Psicologia da Educação
    30 h/a
    Psicologia e Desenvolvimento Humano
    30 h/a
    Contribuições da Psicologia para a Compreensão da Complexidade Escolar
    30 h/a
    Total 400 h/a